Sustentabilidade e Capitalismo
Há algum tempo tenho tido a vontade de sintetizar meu trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Instituto de Economia da Unicamp em 2014. Por ser um texto longo e disponível apenas a quem se dispõe a navegar pela biblioteca virtual da universidade, a discussão com o mundo se torna um pouco difícil e não abrangente.
Por isso, ao longo de uma série de pequenos artigos, publicarei aqui uma síntese do estudo realizado, contrapondo os conceitos de sustentabilidade e capitalismo, e argumentando como parecem não ser compatíveis entre si.
O debate sobre sustentabilidade tem adquirido cada vez mais visibilidade na sociedade moderna, muito devido aos problemas ambientais e aos impactos causados à natureza. Até que ponto, no entanto, a sustentabilidade é compatível com o capitalismo e com o modo de vida e de produção adotados?
Meu estudo, que será sintetizado ao longo dos próximos artigos, realiza uma exposição das principais teorias sobre a sustentabilidade e sobre sua relação com o sistema capitalista, mais especificamente com o tema do crescimento econômico e seu impacto sobre a sustentabilidade da sociedade no longo prazo. Realiza-se, então, uma avaliação crítica dessas teorias, muitas das quais defendem o crescimento zero, e uma breve exposição sobre o possível impacto das mesmas sobre o desenvolvimento sócio-econômico dos países ainda economicamente atrasados. Por fim, expõe-se algumas considerações finais sobre o tema e sobre quais deveriam ser os próximos passos de pesquisa.
O artigo em sua completude está disponível na Biblioteca Digital da Unicamp, caso alguém deseje a versão original.
Espero que a leitura seja proveitosa, e adoraria dialogar com vocês a fim de aprofundar a discussão, que se evidencia essencial para nosso futuro como humanidade.